Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta no último pregão de 2024, mas com preços próximos de onde começaram o ano. No fechamento, o petróleo Brent – referência mundial – para março subiu 0,87% a US$ 74,64 por barril. Já o o petróleo WTI – referência americana – para fevereiro avançou 1,03% a US$ 71,72.
No ano, os preços do WTI registraram alta acumulada de 0,1% enquanto o Brent amargou perdas de 3,1%. É o segundo ano consecutivo de perdas para o Brent.
No pregão desta terça, suporte veio de dados chineses favoráveis, com o índice de gerente de compras (PMI) industrial de dezembro atingindo 50,1, acima do limite de 50 – que indica expansão da atividade – pelo terceiro mês consecutivo, e os serviços subindo em relação a novembro.
As preocupações com a saúde da economia chinesa e seu impacto na demanda por petróleo mantiveram os preços sob controle durante grande parte do ano, apesar de um mercado deficitário, o que limitou picos de preços durante as crises de tensão geopolítica no Oriente Médio e na Europa Oriental, enquanto as extensões dos cortes voluntários de produção pela Organização dos Países Exportadores e aliados (Opep+) contribuíram para a estabilidade de preços. Para ler esta notícia, clique aqui.
Autor/Veículo: Valor Econômico