A Ipiranga anunciou a reestruturação da rede de lojas de conveniência AmPm, que vai ganhar logo e design novos dias antes da troca no comando do seu negócio de varejo alimentar. A nova marca, segundo a empresa, virá acompanhada de uma agenda de “expansão qualificada” do número de lojas.
Sai de cena a tradicional logo da AmPm, em tons que iam do laranja ao roxo com um arco em cima. A nova marca manterá o nome em letras minúsculas, agora em amarelo e fundo laranja, que vai dominar a fachada da loja para se destacar no ambiente do posto. O arco do logo atual também desaparece, e a marca ganha um ícone em formato de anel – metade sol e metade lua.
O projeto foi conduzido por Renato Stefanoni, que vai deixar a presidência da AmPm para assumir a vice-presidência comercial da rede de postos de combustíveis a partir de abril. Entra no comando da AmPm Bárbara Miranda, que era vicepresidente de marketing e desenvolvimento de negócios.
“A logo cresceu 40%, em um processo muito parecido com o que foi feito para os postos. Além do tamanho, queremos dar mais protagonismo visual às lojas usando cores em contraste”, diz Stefanoni.
“Queremos provocar uma onda laranja”, diz Bárbara, que será responsável pela difusão do novo visual na rede de postos.
EXPANSÃO SELETIVA. A Ipiranga não revela o investimento nas lojas, que caberá aos revendedores, mas garante que houve redução no custo de aplicação, com uso de módulos inteligentes no interior das lojas, que terá cores mais claras e mobiliário “clean”. “Estamos bastante confortáveis com o processo de migração das lojas, porque houve uma redução significativa tanto do custo de implementação de lojas novas quanto de adaptação das já existentes”, diz a executiva.
Embora não seja a rede com o maior número de postos (são 5,9 mil), a Ipiranga tem 1.450 lojas de conveniência espalhadas pelo Brasil, o maior portfólio do setor no País. Ao Estadão/Broadcast, Bárbara e Stefanoni disseram que a Ipiranga quer aumentar ainda mais a rede de franquias, mas com seletividade, em linha com o que foi feito para os postos, cuja rede foi “refinada” para filtrar os mais produtivos.
“Temos uma agenda de crescimento para a AmPm, mas com muita seletividade, porque volume de lojas não gera necessariamente valor. Nossa proposta requer qualificação importante”, diz Stefanoni.
QUALIDADE DO PONTO. Entre as características observadas na estratégia, ele cita o volume de fluxo nos postos, o adensamento populacional do entorno, assim como a presença de outros varejos. “Precisamos de qualidade no ponto para que o volume ( de lojas) faça sentido.”
O negócio de conveniência é visto em todo o setor de distribuição e revenda de combustíveis como estratégico não só na conversão dos postos em pontos integrados de varejo, mas como chamariz para o negócio tradicional de venda de combustíveis.
No combo de novidades, a Ipiranga também lançou uma nova campanha publicitária na TV, sequência da última, que se apropriou do bordão “completa pra mim”.
Na linha bem-humorada de todos os comerciais da Ipiranga, influenciadores digitais estrelam a campanha com o objetivo de estender seu alcance para redes sociais. São eles a socialite Narcisa Tamborindeguy, o personagem Chico Vendedor Raiz (Francisco Cechin Junior), e os fundadores do podcast PodPah, Igão e Mítico (Igor Cavalari e Thiago Marques), entre outros.
Com o desenrolar da campanha, a ideia é que sejam expostos individualmente os produtos Ipiranga, como AmPm, a linha de combustíveis aditivados Ipimax e o programa Km de Vantagens (KMV). •
Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo