Grandes distribuidoras perderam participação no mercado de combustíveis em 2024

As três maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil perderam fatia de mercado para as companhias independentes no ano de 2024, segundo dados da ANP.

Em 2024, a Vibra foi responsável por 21,81% das vendas no mercado nacional, ante 23,86% do ano anterior.
Já a Raízen encerrou o ano passado com uma participação de 14,98%, redução em relação aos 16,4% de 2023.
Na Ipiranga, a queda foi menor, saindo de 15,63% em 2023 para 15,26% em 2024.
O movimento permitiu o avanço das distribuidoras regionais, com os ganhos pulverizados entre empresas menores.

De acordo com o analista do Citi, Gabriel Barra, as mudanças são um reflexo da busca das grandes companhias por melhorias no retorno dos investimentos.

“As empresas começaram a pensar mais sobre retorno, sobre como ter uma eficiência maior na alocação de capital. Tinha muito volume que elas operavam que não dava o retorno desejado”, afirmou.

Para 2025, o Citi não prevê grandes mudanças. Barra acredita que o mercado deve se manter estável ou ver uma leve retomada da participação das grandes companhias.

A expectativa é que este ano o segmento de distribuição tenha margens melhores, impulsionadas pelos combates a desvios no mercado, como a figura do “devedor contumaz”.
“Para um setor que tem margens muito apertadas, isso impacta muito na rentabilidade dos preços”, disse Barra após a Conferência Citi Anual de Energia e Agronegócio.

Autor/Veículo: Eixos

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