A empresa AMBIENTEC, especializada em Meio  Ambiente e Segurança do Trabalho oferece benefícios para os associados Sincombustíveis com valores diferenciados nos serviços prestados pela empresa.

A Ambientec é uma empresa de consultoria continuada em Engenharia de Segurança, Higiene Ocupacional e Meio Ambiente. Conta com uma equipe altamente qualificada e comprometida, garantida através de uma rede franqueada por todo o Brasil. São 25 anos de experiência em proteger as pessoas, o patrimônio e as marcas, de maneira sustentável, inteligente e rentável.

NR 20 – Treinamento/Capacitação de Colaboradores

A norma regulamentadora nº 20 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, após a sua revisão de 2012, define que todos os trabalhadores de postos de serviço devem ser treinados e certificados para trabalharem nas diferentes funções tomando conhecimento sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situações de emergências. Estipula ainda que a capacitação prevista nesta NR deve ser realizada a cargo e custo do empregador, durante o expediente normal do posto.

Para o atendimento da norma, cada funcionário do posto terá que receber um treinamento de capacitação em um nível compatível com a sua função. Colaboradores que não apresentam contato direto com as atividades de abastecimento e lubrificação necessitam realizar o treinamento de INTEGRAÇÃO (4 horas de carga horária), exemplo: funcionários do caixa, limpeza, administrativos, etc. Já funcionários que apresentam contato direto com as atividades de abastecimento e lubrificação necessitam realizar o treinamento INTERMEDIÁRIO (16 horas de carga horária), exemplo: frentista, lubrificador, gerente de pista, etc.

A Ambientec oferece aos associados instrutor capacitado pela FECOMBUSTÍVEIS para a aplicação dos treinamentos, além de material didático específico desenvolvido pela federação.

– Dúvidas e Orçamentos pelo fone: (47) 3045-4063 / 9151-1666 ou bruno.passos@ambientec.com –

NR 20 – Implantação

A revisão da norma regulamentadora nº 20 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em 06 de março desde 2012, introduziu o conceito de gestão de segurança e saúde no trabalho contra fatores de riscos de acidentes provenientes das atividades desenvolvidas nos postos de combustíveis, estabelecendo alguns requisitos mínimos para isso.

O objetivo da NR-20 é a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho que permitirá ao posto operar com maior segurança, tanto para as instalações físicas quanto para colaboradores e clientes.

A NR-20 demanda que vários documentos sejam desenvolvidos e atualizados para comprovar a adequada gestão de segurança, saúde e meio ambiente do posto, sendo todos eles arquivados em conjunto no Prontuário da Instalação para comprovação mediante a uma fiscalização.

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para a implantação do pacote básico de implantação da NR-20.

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Implantação e aplicação de curso de CIPA e Cipeiro Designado

Segundo a norma regulamentadora nº 5 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego toda empresa privada tem o dever de formar um funcionário com o curso de Cipeiro Designado. Sendo que o descumprimento desta norma implica na penalização/multa para o revendedor.

Postos de gasolina que apresentem até 19 funcionários se enquadram legalmente na obrigatoriedade para o curso de Cipeiro Designado, já postos com número de funcionários igual ou superior a 20 deverão constituir legalmente uma CIPA.

A Ambientec disponibiliza o Curso de Cipeiro Designado à distância via Internet e curso de CIPA presencial, além do assessoramento técnico para implantação da CIPA.

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Curso de formação de brigada de incêndio

A formação de colaboradores brigadistas é obrigatória e imposta pela norma regulamentadora nº 20 do MTE, NBR 14276:2006 e IN-28 do Corpo de Bombeiros Militar de SC. A formação de brigadistas tem o objetivo de transmitir aos colaboradores informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e combate a incêndios, bem como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.

A Ambientec oferece aos associados instrutor legalmente habilitado e credenciado no Corpo de Bombeiros Militar de SC para formação de brigadistas.

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Constituição formal da brigada de incêndio

Há necessidade legal de implantar na empresa os critérios mínimos exigidos para dimensionamento e implantação de Brigada de Incêndio nas edificações em geral de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros local, com a finalidade de realizar atividades de combate a princípio de incêndio, primeiros socorros, inspeções dos sistemas preventivos contra incêndio e implementação do plano de emergência da empresa.

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PPRA e LTCAT – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

Em atendimento a à NR 07, NR 09 e NR 15 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego toda empresa privada tem o dever de elaborar anualmente o seu PPRA e LTCAT. Tais documentos tem o objetivo do reconhecimento, avaliação e controle dos Riscos Ambientais (ocupacionais) presentes nas atividades desenvolvidas nas instalações da empresa, além de subsidiar o pagamento ou não da GFIP/INSS.

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para a elaboração dos documentos citados, além do assessoramento para implantação dos mesmos.

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Assessoramento técnico

O assessoramento técnico mensal da Ambientec tem o objetivo de orientar as demandas rotineiras necessárias ao atendimento das normas trabalhistas e de meio ambiente. O foco se dá na gestão integrada de segurança do trabalho e meio ambiente, onde através do mapeamento da empresa e gerenciamento dos riscos identificados é possível a eliminação/neutralização da possibilidade de multas, interdições e processos cíveis e trabalhistas, por parte dos órgãos de fiscalização e colaboradores.

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Laudo de Periculosidade

A NR 16 recomenda que é de responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por profissional Legalmente Habilitado, nos termos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

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Laudo de acessibilidade

No tocante ao acesso para portadores de necessidades especiais (PNE), avaliando as condições de acessibilidade dos espaços já existentes, com emissão de laudo técnico fundamentado de forma a comprovar as condições oferecidas pela empresa segundo a Legislação Brasileira.

O Laudo Técnico fundamentado indicará a situação em que as instalações se encontram e fornecerá sugestões de como fazer as adequações de forma a atender os aspectos legais com o menor investimento possível.

 

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Condicionantes da licença ambiental (LAO)

As licenças ambientais de operação (LAO) emitidas pelos órgãos ambientais municipais ou estaduais apresentam uma série de condicionantes que devem ser cumpridas durante o prazo de vigência das mesmas. Cabe ao proprietário tomar ciência e executa-las, pois o não cumprimento das mesmas implica em empecilhos no processo de renovação da licença.

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para elaboração dos documentos exigidos pelas condicionantes, além do assessoramento técnico para implementação caso necessário.

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Análise de Risco e Plano de Resposta a Emergência

Segundo a norma regulamentadora nº 20 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego a empresa deve elaborar e implementar a análise de risco e o plano de resposta a emergências. Tais documentos tem o objetivo de orientar e assegurar sobre as ações necessárias à proteção dos funcionários, da comunidade e do meio ambiente formalizadas e estruturadas para atender as situações de emergência, tais como incêndio, explosão, vazamento ou derrame de combustível.

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para a elaboração do plano, assim como demais demandas legais referentes a treinamento de brigadistas.

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PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O PGRS é exigido das empresas através da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela Lei nº 12.305/10. O documento orienta e determina o correto gerenciamento dos resíduos gerados na empresa. O referido plano é necessário ao processo de licenciamento ambiental, momento no qual serve para informar ao órgão ambiental o manejo dos resíduos aplicado na empresa. O plano contempla as ações referentes à geração, segregação, acondicionamento, disposição, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos gerados, com vistas a preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para a elaboração do plano, assim como demais demandas legais referentes ao controle e gestão de resíduos.

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Laudo de ruído ambiental

O laudo de ruído ambiental tem o objetivo é permitir a empresa um diagnóstico da propagação do ruído gerado em suas instalações e sua interferência no ambiente externo, ou seja, permite a empresa comprovar mediante a um laudo e sua interferência ou não na comunidade vizinha. Este laudo pode ser exigido pelo órgão ambiental local através das condicionante da licença ambiental (LAO).

A Ambientec oferece aos associados equipe técnica legalmente habilitada para a elaboração do laudo e equipamento de medição certificado, calibrado e nos padrões legais exigidos pela ABNT NBR 10.151.

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Treinamento sobre uso e conservação de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individuais)

A norma regulamentadora nº 6 do MTE recomenda que o empregador é o responsável pela seleção o EPI adequado ao risco, a ser fornecido ao trabalhador e que deve orientá-lo e treiná-lo sobre o uso adequado, guarda e conservação (higienização e manutenção periódica) dos Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pela empresa e registrar de forma adequada afim de comprovar o fornecimento gratuito e a fiscalização quanto o uso e conservação.

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