Carro a etanol é mais limpo que 100% elétrico, diz especialista

O economista Plinio Nastari, 68 anos, avalia que as vantagens dos carros movidos a etanol sobre os 100% elétricos, que usam só baterias, deverão crescer nos próximos anos por causa do aprimoramento tecnológico. Ele menciona vantagens ambientais, de custo e de facilidade de abastecimento dos carros a etanol em comparação com os que são exclusivamente elétricos.

No caso dos carros híbridos a etanol, as vantagens são ainda maiores, afirma. Os híbridos são carros com motores elétricos movidos a baterias que são carregadas pela frenagem ou desaceleração do motor principal, a combustão. Os híbridos flex produzidos no Brasil podem usar etanol e gasolina. As baterias dos híbridos têm só 2% do peso das baterias dos carros exclusivamente elétricos.

Nastari avalia que as vendas de carros híbridos flex serão maiores no Brasil do que as dos exclusivamente elétricos até 2035.

Nastari é presidente da Datagro, consultoria especializada no agronegócio. Foi presidente do conselho da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) de 2000 a 2002. Integrou o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) de 2016 a 2020.

O Brasil tem uma matriz de energia elétrica das mais limpas. Mesmo assim, a energia consumida por veículos elétricos vem, em parte, de fontes fósseis. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Poder 360

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também:

Postos Petronas chegam ao Rio Grande do Sul

A bandeira Petronas está presente em um posto que abriu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, no dia 17 de abril; e na Avenida Assis Brasil, na capital Porto Alegre, com inauguração prevista para o mês de maio. Desde o ano passado, a Argenta, que já era parceira da Petronas

Leia mais... »